Eu é que era a luz

08-12-2025

Cá estou, sentado no sofá da sala de jantar de minha casa, escrevendo isto.

É dia 6 de Dezembro de 2025, e chove lá fora.

Confesso que já há muito tempo não escrevia coisas deste género, esta espécie de ensaios diarísticos, também porque me tem faltado a inspiração... ainda assim, como creio que eles às vezes ficam interessantes, aqui me aventuro!


Sobre que escrever?

Poderei, primeiramente, escrever sobre algum entusiasmo que tenho tido ultimamente e que me surge quase desde o "core", entusiasmo esse por finalmente ter um "métier", ou quase isso; por finalmente estar a dar passos para desempenhar uma ocupação certa e remunerada.

Claro que o interesse não existe por ser uma ocupação remunerada, mas sim por poder influenciar muitos e muitas que no futuro me passarão pelas mãos, e mais que isso é por poder fazer coisas interessantes comigo e com os outros, e isso acarreta muita alegria. Creio, aliás, que é essa força que anima os grandes professores e mestres, bem como muita gente por essas áreas fora, em diferentes ofícios; quem faz por amor chega mais longe do que quem trabalha para ganhar dinheiro, centrado no seu umbigo

De qualquer forma, é ainda cedo para tirar conclusões sobre estes temas tão profundos, sobre estar ou não virado para si, ou sobre servir ou não o outro, mas enfim

Para além disso, estamos agora caminhando para o natal, uma época que geralmente toda a gente gosta. As iluminações nas casas, à noite, dão-nos uma sensação de comunidade, de festa, que afinal nos fazem muito bem, apesar de tudo, aparecem numa época de chuva, frio e em que os dias são mais curtos, tão propícia a depressões e a outras maleitas:

Pudesse a vida ser sempre uma celebração!

O natal, ainda que seja em grande parte uma festa inventada, tem o seu encanto, mesmo de um ponto de vista mais superficial. A reunião familiar, os doces, as músicas, tudo isso tem o seu espaço para quem a isso dá importância, mas a questão a que queria chegar é: será que chega? Não será somente um refúgio, uma evasão, uma perca de consciência, embrulhada de prendas, vinho e muita comida? Sem sentido mais profundo tudo se torna tremendamente vazio, e o que este mundo mais precisa é de sentidos profundos para as coisas, não festas comerciais e falsas, construídas para vender e manter enebriados os seres que dela festejam.

Recordo-me que em criança estas festividades tinham um outro encanto,

mas se calhar era porque eu que lhes dava "luz";

Eu é que era a luz

Perguntava há pouco se chegava? Oh, é um categórico não, o natal como geralmente o entendemos não chega já para quem se questiona e recusa evadir-se, e o desânimo para com o natal é notório nas crianças aí por volta dos 13 anos de idade, em que estas percebem que afinal as coisas não eram como pareciam.

Talvez o verdadeiro natal queira dizer nascimento, ou renascimento, o renascer da criança dentro de nós, que era a sua própria luz, agora sim ciente do mundo que a rodeia, e isto é se isso é de facto possível. Aí tudo encontra um outro encanto, também porque não é o centro, mas eu que sei sobre isso se não o vivo?

Longe cada vez mais de ilusões, penso ter encontrado algum chão, construído com base na honestidade comigo mesmo, na arte e no que melhor ela tem para nos dar, e mesmo que isso tudo seja nada, vai servindo para me manter vivendo, às vezes bem feliz mesmo não o sabendo

Somos seres com tudo à nossa disposição, pelo menos a grande maioria de nós, com condições de vida que há bem poucos anos não eram possíveis, e talvez isso nos tenha mimado em demasia, mas deveriamos estar gratos por podermos viver vidas amando e sendo felizes, e é disso que se trata ser simples

Talvez, e isto é somente uma outra ideia, o natal também seja isso, redescobrir a simplicidade

Sejam felizes, pesquisem, procurem, lutem,

Haveremos de chegar onde temos de chegar,

Um não lugar,

Felicidade pura,

Ou a consciência dela mesma,

A consciência que não é preciso correr: já a temos

Odaviddavida © Todos os direitos reservados 2020
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora